20.5 C
Brasília

Senado realiza primeira audiência pública sobre redução da jornada de trabalho

Proposta gradual é debatida no Senado com apoio de centrais sindicais e ministérios

Data:

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal debateu, nesta terça-feira (8), a matéria que propõe a redução da carga horária de trabalho semanal de 44 horas para 36 horas. A PEC 148/2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aponta um caminho gradual de redução da jornada de trabalho, com uma passagem para 40 horas semanais e, depois, uma diminuição de 1 hora a cada ano seguinte.

Compareceram representantes de movimentos sindicais, como também, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Mulheres e do Movimento Vida Além do Trabalho. Todos defenderam a proposta e elogiaram a iniciativa do senador, por permitir uma adaptação das empresas e dos trabalhadores aos novos horários.

Saúde, inclusão e produtividade

Foram destacados os impactos das longas jornadas de trabalho na saúde física e mental dos brasileiros, a possibilidade de discussões regionais em outros estados e a necessidade de envolver o setor privado nas conversas. A proposta também esbarra na questão racial e das mulheres – que têm jornada dupla e salários menores que os dos homens brancos.

Além disso, o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubiraci Dantas, argumentou que a PEC é positiva, pois fortaleceria a indústria nacional com empregos de qualidade. Isso porque, com menos horas de trabalho, o trabalhador teria mais tempo para descansar e, consequentemente, ser mais produtivo nas atividades da empresa.

Próximos passos

A CCJ receberá quatro sessões sobre o assunto, seguindo para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e a de Assuntos Sociais (CAS).

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia