28.5 C
Brasília

Senado pretende terminar de sabatinar indicados às agências em duas semanas

Comissão de Infraestrutura terá atraso de sabatinas após obstrução

Data:

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, disse, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (7), que o Senado pretende terminar de sabatinar os indicados às agências reguladoras, no prazo de duas semanas, contando a partir da semana que vem.

A agenda de indicações foi definida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil‑AP).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Sabatinas

Segundo apuração da Arko Advice, as sabatinas devem ser iniciadas pelas indicações que já tiveram relatório lido.

Já as sabatinas da Comissão de Infraestrutura (CI) devem atrasar uma semana, sendo a leitura de relatórios na próxima semana, e a sabatina é votação devem ocorrer na semana subsequente. O cronograma do colegiado foi impactado pela obstrução da oposição na Casa. A comissão é presidida pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda não divulgou quando dará andamento às sabatinas. O colegiado é responsável por sabatinar nomes para órgãos como ANEEL, ANP, Antaq, Anac e ANTT.

Processo de indicações

O presidente da República envia ao Senado Federal quais são as indicações, que por sua vez são encaminhadas às comissões temáticas, onde relatores são escolhidos. Após a aprovação dos nomes, a lista segue para o plenário, onde precisam ser aceitos pela maioria absoluta dos senadores, ou seja, por pelo menos 41 votos.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025