20.5 C
Brasília

Senado convida 16 ministros para participar de comissões

Os ministros deverão prestar informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em suas pastas e quais são as propostas para 2025

Data:

Na primeira semana de deliberações, os comissões permanentes do Senado aprovaram requerimentos de convites a 16 ministros de Estado. O objetivo dos convites é, principalmente, para que prestem informações sobre as metas e prioridades de suas pastas em 2025. A fiscalização é uma das principais funções dos colegiados permanentes do Parlamento.

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) ouvirá o maior número de ministros. Foram sete convidados a partir de requerimentos da presidente do colegiado, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

Entre eles, estão na lista os seguintes ministros: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Além disso, os ministros Silvio Costa Filho e Renan Filho também serão ouvidos na Comissão de Infraestrutura (CI). Os convites foram apresentados pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), ex-presidente do colegiado.

Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou convite à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A iniciativa de ouvir a ministra partiu do presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Para o senador, a participação de Marina Silva na CMA oferece uma oportunidade essencial para a ministra apresentar os planos e avanços do ministério e esclarecer à sociedade os desafios enfrentados na implementação das políticas públicas voltadas à preservação ambiental, em especial no ano que o Brasil sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A CPO 30 será realizada em novembro, em Belém (PA).

Agricultura

Já a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) quer ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, sobre supostas irregularidades no protocolo de intenções entre o ministério e a empresa Ambipar para a implementação de atividades em territórios indígenas.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou o pedido. Segundo o parlamentar, na escolha da empresa há “ausência de transparência e de  procedimento licitatório”, assim como não há “autorização prévia do Congresso Nacional” para a exploração de terras indígenas, conforme determinado pelo artigo 49 da Constituição.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está sendo convidado para falar à CRA sobre a aplicação de lei que ratifica o marco temporal para terras indígenas (Lei 14.701, de 2023). O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) apresentou o requerimento.

— Esta Casa (…) votou pelo marco temporal. Achamos que a situação estava resolvida. (…) Temos um grande perigo de sairmos de 14% a 15% do território nacional para próximo de 30% do território nacional [ocupado por reservas indígenas]. Isso vai causar um conflito no campo entre todos nós, entre o povo brasileiro e nossos indígenas. Não é isso que nós queremos — disse o senador em reunião de aprovação do requerimento pelo colegiado.

A CRA também aprovou requerimentos para ouvir os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e da Agricultura, Carlos Fávaro. O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) propôs todos os temas para a apresentação das pautas ministeriais.

Consumidor

A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou requerimentos para ouvir os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Saúde, Alexandre Padilha. O presidente do colegiado, senador Dr. Hiran (PP-RR), enviou os convites para que os ministros sejam ouvidos, respectivamente, sobre a greve dos peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sobre a modernização da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A greve nacional dos peritos médicos federais começou em agosto de 2024 e já dura mais de seis meses. Dr. Hiran afirmou que a quebra de um acordo firmado com o governo federal em 2022 motivou a paralisação.

“A paralisação tem causado um impacto significativo, com milhares de atendimentos periciais cancelados diariamente, gerando dificuldades para a população que depende desses serviços para acessar benefícios do INSS”, justificou o senador.

Esporte

A partir de requerimento da presidente da Comissão de Esporte (CEsp), senadora Leila Barros (PDT-DF), os senadores aprovaram convite ao ministro do Esporte, André Fufuca, para que preste informações sobre as realizações, o planejamento e os desafios da pasta na sua gestão (REQ 1/2025 – CEsp).

As datas das audiências ainda serão definidas pelas comissões.

Veja a relação de ministros já convidados

Ministro(a) Ministério Comissão Requerimento
Alexandre Padilha Saúde CTFC                             . REQ 6/2025 – CTFC
André Fufuca Esporte CEsp REQ 1/2025 – CEsp
André de Paula Pesca e Aquicultura CRA REQ 2/2025 – CRA
Carlos Fávaro Agricultura CRA REQ 3/2025 – CRA
Carlos Lupi Previdência Social CTFC REQ 5/2025 – CTFC
Celso Sabino Turismo CDR REQ 1/2025 – CDR
Jader Filho Cidades CDR REQ 3/2025 – CDR
Marina Silva Meio Ambiente e Mudança do Clima CMA REQ 1/2025 – CMA
Paulo Teixeira Desenvolvimento Agrário CRA REQ 1/2025 – CRA
Renan Filho Transportes CDR e CI REQ 4/2025 – CDR e REQ 4/2025 – CI
Ricardo Lewandowski Justiça CRA REQ 7/2025 – CRA
Silvio Costa Filho Portos Aeroportos CDR e CI REQ 6/2025 – CDR e REQ 2/2025 – CI
Simone Tebet Planejamento e Orçamento CDR REQ 5/2025 – CDR
Sonia Guajajara Povos Indígenas CRA REQ 4/2025 – CRA
Waldez Góes Integração e Desenvolvimento Regional CDR REQ 2/2025 – CDR
Wellington Dias Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome CDR REQ 7/2025 – CDR

Fonte: Agência Senado

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço