31.5 C
Brasília

Senado avalia projeto que amplia repasse dos fundos constitucionais para pequenos negócios

Proposta prevê que 25% dos recursos dos devem ser destinados para contratações com pequenos e microempresários

Data:

Um projeto de lei que altera o repasse dos fundos constitucionais de financiamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste deve ser votado nesta quarta-feira (14) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. 

A proposta (PL 2.592/2023) prevê que 25% dos recursos dos devem ser destinados para contratações com pequenos e microempresários. Caso não seja utilizado todo o valor destinado às micro e pequenas empresas, as verbas remanescentes serão distribuídas para as empresas em geral ao final de cada trimestre. 

Segundo o autor da proposta, senador Jayme Campos (União-MT), o objetivo é impulsionar pequenos negócios, de forma a gerar emprego e renda nas regiões.

O projeto de lei recebeu relatório favorável do senador Efraim Filho (União-PB). Se for aprovado na comissão, seguirá para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Fundo constitucional de financiamento

Estabelecido por lei em 1989, os fundos constitucionais de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões com a execução de programas de financiamento aos setores produtivos. 

De acordo com a norma, os fundos deverão destinar crédito diferenciado dos usualmente adotados pelas instituições financeiras, em função das reais necessidades das regiões beneficiárias.

Autor

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações

Lula lidera cenários de 2026, mas disputa está em aberto

Levantamento mostra presidente à frente em todos os cenários, com oposição fragmentada