23.5 C
Brasília

Senado aprova regularização de imóveis em faixa de fronteira

Projeto busca simplificar registro rural ao transferir responsabilidades para governo e cartórios

Data:

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que facilita a regularização fundiária de imóveis rurais em faixas de fronteira (PL 4.497/24), uma das principais prioridades da bancada do agronegócio para este ano. O texto, relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), facilita o registro de propriedades ao transferir para o governo e para os cartórios uma série de responsabilidades que antes eram do proprietário.

O projeto agora volta para a análise da Câmara.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Caberá ao proprietário apenas apresentar o requerimento e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). A análise do histórico daquele imóvel caberá aos cartórios. Já a União terá até cinco anos para contestar judicialmente a ratificação em casos de falhas na cadeia dominial. Os proprietários terão 15 anos para solicitar a averbação da ratificação. Para imóveis acima de 2.500 hectares, a aprovação dependerá do Congresso Nacional, mas será considerada tácita após dois anos sem deliberação.

Georreferenciamento

Pelo projeto aprovado nas comissões, o georreferenciamento do imóvel apenas seria necessário a partir do início de 2029, sendo dispensado em casos de sucessão, divórcio, partilhas, atualizações cadastrais e garantias reais. Porém, após publicação de decreto pelo governo prorrogando o prazo de georeferenciamento para novembro de 2029, o trecho foi retirado do texto.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita