20.5 C
Brasília

Senado aprova prorrogação até 2030 de benefícios tributários para estações de telecomunicações

Data:

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto que prorroga até o final de 2030 os benefícios tributários concedidos a estações de telecomunicações do sistemas de comunicação máquina a máquina e estações satelitais de pequeno porte (PL 4.635/24). A mudança vale para benefícios relativos às taxas de fiscalização, instalação e funcionamento, além da CFRP (Contribuições para o Fomento da Radiodifusão Pública) e Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

O texto segue para sanção presidencial.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Segundo o relatório, a modalidade beneficia sistemas de monitoramento da umidade e da fertilidade do solo e permitem uma utilização mais racional de insumos como irrigação, fertilizantes e defensivos agrícolas. Na indústria, esses equipamentos também podem ser amplamente utilizados para acompanhamento e otimização de processos e utilização de matérias-primas, com efeitos positivos sobre a produtividade.

Em termos de arrecadação de tributos, o relatório estima que a manutenção da desoneração poderá gerar uma arrecadação adicional de R$ 936 milhões, diante de uma renúncia fiscal de R$ 570 milhões, no período de 2026 a 2030.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita

Tarcísio lidera cenário de 2026 em São Paulo, aponta o Real Time Big Data

Sem Tarcísio no páreo, a eleição se torna equilibrada, com disputa acirrada entre Haddad e a centro-direita