12.5 C
Brasília

Sem consenso sobre o texto, deputados adiam votação da PEC das prerrogativas parlamentares

Proposta redefine imunidade parlamentar, restringe afastamentos judiciais e retoma autorização prévia do Congresso para investigações

Data:

Após diversas reuniões ao longo desta quarta-feira (27), os deputados não entraram em consenso sobre o texto da PEC das prerrogativas parlamentares (PEC 3/2021). A expectativa era que a proposta fosse apreciada durante a noite, no entanto, determinados pontos da matéria causaram fortes embates.

Segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), o relator Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou dois textos, mas a falta de acordo girou em torno de três pontos principais: autorização para investigação de deputados; mexer no quórum do Supremo Tribunal Federal (STF); e suspender inquéritos.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Sobre o texto

O texto inicial define que senadores e deputados não podem ser afastados do mandato por decisão judicial, mas podem ser presos em flagrante em caso de crime inafiançável. Neste último caso, caberá ao plenário da Casa do parlamentar decidir se mantém ou revoga a prisão.

Em caso de medidas cautelares, como prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica, estas só terão efeito quando confirmadas pelo plenário do STF.

A proposta também determina que parlamentares não podem ser responsabilizados civil ou penalmente por “opiniões, palavras e votos, cabendo exclusivamente a responsabilidade ético-disciplinar”.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço