A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral, deixou o cargo nesta quarta-feira (12), a pedido. Primeira mulher a ocupar a posição, ela afirmou sair com o “sentimento de dever cumprido e com a certeza de que todo empenho para reconstruir e estruturar a Secretaria valeu a pena”, e destacou avanços na agenda de gênero, na reestruturação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e na criação do Portal de Financiamento Externo (PFE).
Amaral também ressaltou que sua gestão quitou débitos do Brasil com organismos internacionais e definiu diretrizes estratégicas para a atuação do país junto a bancos multilaterais. A ministra Simone Tebet elogiou a secretária por fortalecer a relação do governo com essas instituições.
“Ter a Renata à frente da Secretaria foi fundamental para a renovação da Cofiex e atuação do nosso Ministério junto às instituições multilaterais de desenvolvimento. Com sua experiência, contribuiu para posicionar o Governo brasileiro em temas relevantes nessas instituições mundiais. Agradeço à Renata pela dedicação nestes dois anos integrando a nossa equipe e desejo sucesso em seu novo desafio”, afirmou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
A secretária-adjunta, Viviane Vechi, servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), assume o cargo interinamente.