17.5 C
Brasília

Renata Amaral deixa Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento

Primeira mulher no cargo, Amaral destacou avanços na Cofiex e na agenda de gênero durante sua gestão

Data:

A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral, deixou o cargo nesta quarta-feira (12), a pedido. Primeira mulher a ocupar a posição, ela afirmou sair com o “sentimento de dever cumprido e com a certeza de que todo empenho para reconstruir e estruturar a Secretaria valeu a pena”, e destacou avanços na agenda de gênero, na reestruturação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e na criação do Portal de Financiamento Externo (PFE).

Amaral também ressaltou que sua gestão quitou débitos do Brasil com organismos internacionais e definiu diretrizes estratégicas para a atuação do país junto a bancos multilaterais. A ministra Simone Tebet elogiou a secretária por fortalecer a relação do governo com essas instituições.

“Ter a Renata à frente da Secretaria foi fundamental para a renovação da Cofiex e atuação do nosso Ministério junto às instituições multilaterais de desenvolvimento. Com sua experiência, contribuiu para posicionar o Governo brasileiro em temas relevantes nessas instituições mundiais. Agradeço à Renata pela dedicação nestes dois anos integrando a nossa equipe e desejo sucesso em seu novo desafio”, afirmou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A secretária-adjunta, Viviane Vechi, servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), assume o cargo interinamente.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita