29.5 C
Brasília

Renata Amaral deixa Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento

Primeira mulher no cargo, Amaral destacou avanços na Cofiex e na agenda de gênero durante sua gestão

Data:

A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Renata Amaral, deixou o cargo nesta quarta-feira (12), a pedido. Primeira mulher a ocupar a posição, ela afirmou sair com o “sentimento de dever cumprido e com a certeza de que todo empenho para reconstruir e estruturar a Secretaria valeu a pena”, e destacou avanços na agenda de gênero, na reestruturação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e na criação do Portal de Financiamento Externo (PFE).

Amaral também ressaltou que sua gestão quitou débitos do Brasil com organismos internacionais e definiu diretrizes estratégicas para a atuação do país junto a bancos multilaterais. A ministra Simone Tebet elogiou a secretária por fortalecer a relação do governo com essas instituições.

“Ter a Renata à frente da Secretaria foi fundamental para a renovação da Cofiex e atuação do nosso Ministério junto às instituições multilaterais de desenvolvimento. Com sua experiência, contribuiu para posicionar o Governo brasileiro em temas relevantes nessas instituições mundiais. Agradeço à Renata pela dedicação nestes dois anos integrando a nossa equipe e desejo sucesso em seu novo desafio”, afirmou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A secretária-adjunta, Viviane Vechi, servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), assume o cargo interinamente.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço