28.5 C
Brasília

Relator inclui trechos da MP 1303 e compensação ao Presiq em projeto que trata de bebidas adulteradas

Deputado Kiko Celeguim recupera medidas da MP 1303 e direciona cortes para benefícios à indústria química

Data:

O novo relatório do projeto que classifica como crime hediondo a venda de alimentos adulterados (PL 2.307/2007) retomou trechos da MP que tributava títulos isentos (MP 1.303/2025), derrubada pela Câmara. Entre eles, estão a contabilização do programa Pé-de-Meia no piso constitucional da educação, limitação do seguro-defeso à dotação prevista no orçamento, mudanças no auxilio doença e ajustes no Comprev.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Outro medida recuperada trata da limitação de compensações tributárias de PIS/Cofins. O texto considera não declaradas as compensações baseadas em documento de arrecadação inexistente e também as de créditos de PIS e Cofins que não guardem relação com a atividade econômica do sujeito passivo.

Além disso, o relator, deputado Kiko Celeguim (PT-SP), também inseriu um trecho que direciona o ganho orçamentário obtido com as propostas de cortes de despesas para compensar o projeto que concede benefícios tributários a indústria química (PL 892/2025) e para a regulamentação da licença-paternidade.

Na justificativa, o relator argumentou que “considerando que o desequilíbrio orçamentário coloca em risco até mesmo as propostas efetuadas no corpo deste projeto de lei, e a situação geral agravada pela caducidade da Medida Provisória 1303, nos propusemos a tratar também aqui de medidas necessárias para maior racionalidade nas despesas do governo federal”.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: A equação Rodrigo Pacheco

A provável escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias,...

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocola embargos de declaração no STF

Advogados alegam cerceamento de defesa, falta de fundamentação na dosimetria da pena e pedem esclarecimento sobre contradições