15.5 C
Brasília

Relator defende equilíbrio na regulamentação da Inteligência Artificial

Aguinaldo Ribeiro defende autorregulação e projeto como modelo global

Data:

A inteligência artificial (IA) já faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Com foco nessa questão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da regulamentação da Inteligência Artificial na Câmara, defende que a proposta em discussão deve unir equilíbrio regulatório e incentivo ao desenvolvimento tecnológico no Brasil.

“O novo sempre vem. Nosso desafio é saber usar bem esse novo, com equilíbrio e autorregulação, para que possamos colher resultados positivos para a sociedade”, argumenta.

A fala foi feita durante evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O texto foi aprovado no final do ano passado pelo Senado, e remetido em março para a Câmara. O projeto propõe diretrizes para o uso ético e seguro da IA, incluindo a proteção de dados, transparência e a criação de uma agência reguladora para o setor.

Durante a fala, o relator também defendeu que essa autorregulação deve ser acompanhada de uma “capacidade cultural” que permita um pensamento coletivo e a cobrança mútua sobre o uso responsável da tecnologia.

Governo Federal

Em diversas ocasiões, Aguinaldo reforçou que tem um bom diálogo e de forma constante com integrantes do governo para assegurar que o projeto contemple também o fomento necessário ao setor.

“Estamos conversando para construir um desenho que contemple o incentivo e a infraestrutura para a tecnologia, para que possamos cumprir as demandas reais desse novo momento. Isso é fundamental para que o Brasil não seja apenas um consumidor, mas também um produtor de soluções em IA,” disse.

Legislativo

Na Câmara dos Deputados, a comissão especial para tratar do tema foi instalada no dia 20 de maio, e tem como presidente a deputada Luisa Canziani (PSD-PR), enquanto o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) atua como relator.

Um dos objetivos do relator é que a iniciativa sirva como base para outros países: “Esse é um esforço coletivo que pode resultar em um modelo de regulação que seja referência para o mundo”.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço