20.5 C
Brasília

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

Data:

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3), o relatório à proposta que reduz a jornada de trabalho 6×1 (PEC 8/25). O parlamentar sugere que o teto atual de 44h/semanais seja reduzido para 40h/semanais de forma gradual, em um período de três anos. A jornada diária ainda não poderá exceder 8h. A ideia é uma redução para 42h/semanais no primeiro ano subsequente à publicação da lei, passando para 41h/semanais no segundo ano, e atingindo 40h/semanais no terceiro ano.

A subcomissão na Câmara que discute a proposta concedeu vista coletiva ao relatório apresentado. Segundo o parlamentar, a ideia é votar a proposta na próxima semana, e fazer um esforço para votar na CCJC ainda neste ano.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Na prática, o relator ainda permite o trabalho durante 6 dias consecutivos, mas com redução do teto de horas semanais. Ele sugere ainda limitações rigorosas à carga de seis dias trabalhados, para desestimular jornadas longas em dias de descanso. Além disso, o trabalho aos sábados e domingos seria limitado a 6 horas por dia, com horas excedentes remuneradas com adicional de 100% sobre o valor da hora normal. Adicionalmente, seria obrigatória a organização de escala de revezamento quinzenal para o trabalho aos domingos, proibindo que o mesmo empregado trabalhe em domingos consecutivos.

O relator propõe ainda um mecanismo de compensação tributária, com redução gradual das alíquotas das contribuições sobre a folha de salários para empresas cuja despesa com pessoal represente um custo significativo em relação ao seu faturamento bruto. Essa redução seria concedida a empresas cuja razão entre folha de salários e faturamento bruto seja igual ou superior a 0,3. O desconto é progressivo, podendo atingir o limite máximo de 50% no terceiro ano, para empregadores cuja citada razão seja igual ou superior a 0,5.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita

Tarcísio lidera cenário de 2026 em São Paulo, aponta o Real Time Big Data

Sem Tarcísio no páreo, a eleição se torna equilibrada, com disputa acirrada entre Haddad e a centro-direita

Senado aprova prorrogação até 2030 de benefícios tributários para estações de telecomunicações

O Plenário aprovou o PL 4.635/24, que mantém a desoneração de taxas e contribuições para sistemas de comunicação máquina a máquina e estações satelitais de pequeno porte, visando impulsionar a produtividade no agronegócio e na indústria.