22.5 C
Brasília

Regulamentação do lobby volta a ser discutida no Senado

O projeto regulamenta a representação de interesses do setor privado e entidades junto aos Três Poderes

Data:

A regulamentação do lobby (PL 2914/2022) deve voltar a andar neste ano no Senado. O projeto espera análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) mas deve ganhar andamento em breve. Segundo fontes ouvidos pela Arko, o tema terá a atenção do presidente da comissão, Otto Alencar (PSD-BA). Além disso, o senador Efraim Filho (União-PB) assumirá a relatoria. O termo “lobby” designa a intermediação profissional de interesses de empresas ou da sociedade civil (pessoas jurídicas) com o mundo político.

O projeto começou a tramitar em 2019 após pressão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil negociava se juntar ao grupo. Preocupada com possíveis retrocessos nessa área no Brasil, a organização chegou a criar um subgrupo para monitorar o estado atual do combate à corrupção no país.

O projeto já foi aprovado na Câmara, que deve ter a palavra final, após o fim da tramitação no Senado. O projeto também já passou pela Comissão de Transparência, Governança e Fiscalização (CTFC) do Senado, mas precisa passar pela CCJ antes de chegar ao Plenário.

O que diz o projeto do lobby

O projeto do lobby regulamenta a representação de interesses do setor privado e entidades junto aos Três Poderes. Entre outras medidas, prevê medidas de transparência, como a criação de um cadastro público de representantes de interesses. Também são estabelecidos limites claros para a atuação desses profissionais.

O texto também prevê uma lista de pessoas politicamente expostas, que servirá de referência para a regulamentação da fiscalização de operações financeiras, como no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. A lista segue parâmetros já adotados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pelo Banco Central, mas não menciona parentes ou colaboradores próximos dessas pessoas.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita