A pesquisa do instituto Real Time Big Data sobre as eleições na Bahia mostra uma acirrada disputa entre o PT, que deverá lançar o governador Jerônimo Rodrigues à reeleição, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Na disputa ao Senado, os favoritos são o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
ㅤ
No primeiro cenário estimulado da disputa ao Palácio da Ondina, ACM Neto lidera com 44% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues registra 35%. José Carlos Aleluia (Novo) aparece com 3%. Kleber Rosa (PSOL) tem 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 16%. A Margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
ㅤ
No segundo cenário, com Rui Costa sendo o candidato do PT, o ministro aparece com 43%. Rui está tecnicamente empatado com ACM Neto, que registra 42%. Na sequência aparecem Aleluia (3%) e Kleber (1%). Brancos, nulos e indecisos contabilizam 11%.
ㅤ
No terceiro, com o candidato do União Brasil sendo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com 39% das intenções de voto. Reis registra 38%. Na sequência figuram Aleluia (4%) e Kleber (2%). Brancos, nulos e indecisos somam 17%.
ㅤ
No quarto, Rui Costa lidera com 46%. Bruno Reis é o segundo colocado com 36%. Em seguida estão Aleluia (3%) e Kleber (1%). Brancos, nulos e indecisos contabilizam 14%.
ㅤ
O candidato mais rejeitado é Jerônimo (48%). Depois dele aparecem Aleluia (43%), Neto (43%), Rui Costa (40%), Kleber (38%) e Reis (31%).
ㅤ
ㅤ
Conforme podemos observar, a eleição na Bahia será novamente polarizada entre o PT e ACM Neto. Caso o candidato petista seja Jerônimo Rodrigues, Neto tem um leve favoritismo. Por outro lado, se os petistas optarem por lançar Rui Costa, a eleição seria mais acirrada.
ㅤ
Apesar da força do PT na Bahia, estado governado pelo país desde 2007, o desgaste do governo estadual na área da segurança pública traz dificuldades ao partido, o que poderá beneficiar Neto.
ㅤ
No primeiro cenário estimulado ao Senado, Rui Costa lidera com 28% das intenções de voto. O senador Ângelo Coronel (PSD) tem 16%. O ex-ministro João Roma (PL) tem 14%. Márcio Marinho (Republicanos) soma 6%, mesmo índice de Aroldo Cedraz. Adolfo Viana (PSDB) atinge 4%. Brancos, nulos e indecisos somam 26%.
ㅤ
No segundo cenário, Rui Costa lidera com 28%. Jaques Wagner tem 21%. João Roma soma 15%. Na sequência estão Marinho (5%), Cedraz (5%) e Viana (2%). Brancos, nulos e indecisos contabilizam 24%.
ㅤ
No terceiro, Jaques Wagner lidera com 22% das intenções de voto. Na sequência aparecem Coronel (17%), Roma (16%), Marinho (6%), Cedraz (6%) e Viana (4%). Brancos, nulos e indecisos somam 29%.
ㅤ
No quarto, Rui Costa lidera com 28%. Na sequência estão Wagner (14%), Coronel (14%), Roma (13%), Marinho (4%), Cedraz (4%) e Viana (2%). Brancos, nulos e indecisos somam 21%.
ㅤ
A eleição ao Senado, apesar da vantagem de Wagner e Rui, também está em aberto. Se o PT lançar duas candidaturas a senador, o PSD, partido de Ângelo Coronel, que deseja conquistar um novo mandato, poderá romper a aliança estadual com o PT, compondo com ACM Neto. Como o apoio do PSD é fundamental para os petistas, o partido pode acabar lançando somente um candidato ao Senado.

