27.5 C
Brasília

PSDB aprova incorporação do Podemos, que ainda não se decidiu

Nova sigla seria criada já com uma bancada de 28 deputados e 5 senadores, caso não sejam registradas desfiliações

Data:

Os membros do PSDB aprovaram a incorporação do Podemos em um único partido, em convenção nacional nesta quinta-feira (5). Foram contabilizados 201 votos a favor e 2 contrários. Com a decisão, os filiados delegaram à cúpula tucana o poder de negociar diretamente com o Podemos os termos da união.

Após a fusão, a nova sigla passará a ter uma bancada de 28 deputados e 5 senadores, caso não sejam registradas desfiliações. Hoje, o PSDB conta com 13 deputados e um senador. Já o Podemos tem 15 deputados e 4 senadores. O partido tucano, que já elegeu e reelegeu presidente da República, vem de um longo processo de redução de suas fileiras desde que perdeu o posto de principal polarizador da política nacional ao lado do PT. Recentemente, dois dos três governadores da sigla migraram para o PSD de Gilberto Kassab.

Segundo o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), a incorporação também deve impulsionar a busca por novos filiados, o que, esperam os membros do PSDB, pode reverter o processo de redução do ninho tucano. A expectativa é atingir 40 deputados na janela partidária de março de 2026.

Para conseguir voltar a ter protagonismo nacional, o PSDB agora busca uma posição mais de centro, furando a polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). “O compromisso nosso é de radicalizar pelo Brasil, radicalizar no que é certo, radicalizar contra uma política de responsabilidade fiscal, a falta de uma política social efetiva, a falta de uma política de geração de emprego”, disse o presidente da sigla, Marconi Perillo.

Podemos ainda não se decidiu

Após a deliberação pelo PSDB, o próprio Podemos precisará aprovar a incorporação internamente. Conforme o estatuto do partido, o processo também depende de aprovação em convenção nacional.

Algumas decisões seguem pendentes, como a definição de quem comandará a nova legenda e a redação do estatuto unificado. Também está em debate o nome da nova sigla, dentro do PSDB, há defensores da proposta “PSDB+Podemos”, com o objetivo de preservar as identidades das duas agremiações.

Os dois partidos devem realizar uma reunião conjunta na próxima semana. Se houver acordo, e o Podemos aprovar a incorporação, o pedido será protocolado no TSE. A expectativa é que a homologação ocorra em setembro.

Por que incorporação

O PSDB optou pelo modelo de incorporação, e não de fusão, pois hoje precisaria da autorização do Cidadania, com quem mantém federação, para realizar uma fusão formal. Ainda que PSDB e Cidadania já estejam em processo de separação, a desvinculação só será oficializada em março.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Congresso aprova MP da Tarifa Social com simplificação do texto

Texto segue para sanção presidencial após revisão na Comissão Mista

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação em 2024, diz OMM

Entidade aponta menor buraco na Antártida em anos

Comissão debate subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão mineral

Audiência pública discute veto à prorrogação de benefícios e projeto que proíbe novos incentivos ao setor

Texto aprovado na CCJ do Senado ajusta ITCMD a decisões do STF

CCJ aprova regulamentação que exclui ITCMD sobre VGBL e PGBL