20.5 C
Brasília

Projeto que revisa isenções fiscais volta a andar na Câmara

A informação consta em pauta prévia de deliberações da próxima semana, a qual a reportagem teve acesso.

Data:

Na próxima terça-feira (1º), a Câmara dos Deputados deve pautar a urgência de um projeto que revisa isenções fiscais (PLP 41/2019). A informação constava em pauta prévia de deliberações da próxima semana, a qual a reportagem do Política Brasileira teve acesso, e foi confirmada na noite desta sexta-feira (27). O requerimento a ser discutido foi apresentado na última quinta-feira (26), pelo líder do PP na Casa, deputado Doutor Luizinho (PP-RJ).

O PLP 41/19 voltou às mesas de discussões na esteira das sugestões de cortes em benefícios fiscais. O movimento de votar a urgência de um projeto nesse sentido funciona também como forma de pressionar o governo a apresentar uma alternativa a esse debate.

Nas últimas semanas, entre as negociações por alternativas ao aumento do IOF, o governo defendeu um corte linear de 10% em isenções infraconstitucionais. Entretanto, ainda não apresentou nenhuma proposta para essa medida.

O projeto de lei complementar já em tramitação na Casa, porém, não trata especificamente de cortes em isenções. O PLP define a avaliação periódica dos benefícios fiscais e limita a 5 anos, com possibilidade de renovação, a validade do benefício. Além disso, obriga a publicação de um detalhamento anual dessas isenções, com metas, resultados, investimento, etc.

Se a urgência for aprovada, o projeto pode ser votado diretamente pelo plenário da Câmara.

Autores

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista, analista político e consultor. Pós-graduado em Processo Legislativo, com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento do Congresso Nacional. Um observador atento da cena política no parlamento.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita