24.5 C
Brasília

Projeto impede ação penal contra contribuinte que mostrar garantia a crédito tributário

O projeto está em votação na Câmara e deve passar por duas comissões antes de ir para o Senado

Data:

Em discussão na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 168/2025 cria regras para estabelecer que não há justa causa para instauração ou prosseguimento de ação penal de crime contra a ordem tributária nos casos em que o adimplemento do crédito tributário esteja integralmente assegurado. Ou seja, o contribuinte que apresentar garantia integral para o crédito tributário exigido pelo Fisco, no curso de uma ação fiscal, não poderá ser processado por crime contra a ordem tributária. De autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), a proposta altera a Lei dos Crimes contra a Ordem Tributária.

A ideia é que, se o débito já estiver assegurado por uma garantia válida, o pagamento integral da dívida leve à extinção da punição criminal. Dessa forma, não faria sentido abrir ou continuar uma ação penal quando o crédito tributário já está garantido.

Se o contribuinte recorrer contra a cobrança (por meio de embargos à execução fiscal) e a Justiça aceitar o pedido, a dívida deixa de existir, e não há crime a ser punido. Se o recurso for negado, o valor garantido será destinado à Fazenda Pública, quitando a obrigação tributária e encerrando qualquer possibilidade de punição criminal. Em ambos os casos, não haveria razão para manter uma ação penal.

O texto vai para as comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), sem necessidade de votação no Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita