21.6 C
Brasília

Projeto de lei cria Cadastro Nacional de Preços de Combustíveis

O projeto cria um sistema que, em tempo real, informa o valor pelo qual os combustíveis estão sendo comercializados em todo o país

Data:

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a criação do Cadastro Nacional de Preços de Combustíveis. O Projeto de Lei 4358/24 busca estabelecer um sistema obrigatório no qual os postos de combustíveis deverão informar, em tempo real, na internet e em aplicativo, os preços praticados em todo o país.

Pelo projeto, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) gerenciará o sistema. Os postos de combustíveis deverão atualizar os preços sempre que houver uma alteração. Haverá multa em caso de omissão ou falsificação. Atualmente, a ANP produz uma pesquisa semanal de preços médios de combustiveis ao consumidor, em todo o país.

O autor da proposta, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), afirma que essa medida visa dar mais transparência ao mercado. “Essa medida é estratégica para promover a transparência e a concorrência no mercado de combustíveis, combatendo ainda as práticas abusivas e os aumentos injustificados”, disse.

Próximos passos

As comissões de Minas e Energia, de Defesa do Consumidor, e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o projeto, que tramita em caráter conclusivo. Para virar lei, o texto terá que ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Comissão de Infraestrutura vota projeto do Plano Rios Livres da Amazônia

Comissão também analisará propostas sobre ferrovias, navegação e saneamento

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação