21.5 C
Brasília

Primeira Turma do STF forma maioria para manter Bolsonaro preso

Placar tem 3 votos favoráveis, dos quatro possíveis

Data:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (24) sobre a manutenção da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) no último sábado (22), por decisão do ministro Alexandre de Moraes. A prisão ocorreu após o ex-presidente tentar abrir sua tornozeleira eletrônica.

Além do problema com o dispositivo de monitoramento, Moraes determinou a prisão citando o risco de fuga e uma vigília organizada por Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente. O ministro avaliou que a concentração de apoiadores em frente à residência de Bolsonaro poderia causar tumulto.

Primeira Turma

Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam se manifestado favoráveis à manutenção da prisão do ex-presidente, condenado por liderar a tentativa de golpe de Estado. Nesta manhã, Cristiano Zanin acompanhou os colegas, voto que então alcançou a maioria da Turma.

A expectativa é de que a ministra Cármen Lúcia também vote a favor, formando uma unanimidade. A Primeira Turma no momento tem apenas quatro membros, com a mudança de Luiz Fux para a Segunda Turma.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita