29.5 C
Brasília

Presidente da Câmara defende votação do voto distrital misto e avanço da reforma administrativa

Hugo Motta afirma que mudanças no sistema eleitoral e no serviço público são prioridades de sua gestão

Data:

Nesta segunda-feira (7), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende priorizar o debate e a votação do voto distrital misto ainda neste ano legislativo. Presente em reunião com a Associação Comercial de São Paulo, outros parlamentares no evento defenderam que a pauta avance até setembro.

Atualmente, o Brasil adota o sistema proporcional para eleições legislativas, em que os votos são convertidos em cadeiras conforme a votação dos partidos. Já o projeto em tramitação desde 2017 na Câmara propõe um modelo híbrido: metade das vagas continuariam proporcionais, enquanto a outra metade seria preenchida por um sistema majoritário distrital, em que cada distrito elege um representante diretamente.

Segundo os deputados Antônio Brito (PSD-BA) e Danilo Forte (União-CE), o modelo traria mais proximidade entre eleitores e representantes e permitiria melhor governança, além de contribuir para a redução da fragmentação partidária.

Reforma administrativa: foco em leis ordinárias

Além da reforma política, Hugo Motta também reiterou o compromisso com o avanço da reforma administrativa, que busca modernizar o serviço público, reduzir despesas e corrigir distorções salariais.

O presidente da Câmara descartou a necessidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tratar do tema, indicando que normas infraconstitucionais — como leis ordinárias e complementares — podem viabilizar mudanças estruturais.

Motta criticou os chamados “supersalários” pagos a servidores públicos em diversas esferas do Estado, chamando-os de “indefensáveis”. Segundo ele, a máquina pública atual é arcaica e onerosa, e é preciso repensar sua estrutura para garantir um Estado mais eficiente e compatível com a realidade fiscal do país.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

STF analisará recurso de Bolsonaro em plenário virtual em novembro

Primeira Turma analisará embargos de declaração que pedem revisão da pena e questionam condições do processo

Febraban adota regras mais rigorosas contra contas irregulares

Instituições devem identificar e encerrar contas usadas para práticas ilícitas

CAE aprova projeto que inclui pena mais severa para falsificação de alimentos

Projeto permite critérios especiais, fiscalização e punição