24.5 C
Brasília

Presidente da Câmara defende votação do voto distrital misto e avanço da reforma administrativa

Hugo Motta afirma que mudanças no sistema eleitoral e no serviço público são prioridades de sua gestão

Data:

Nesta segunda-feira (7), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende priorizar o debate e a votação do voto distrital misto ainda neste ano legislativo. Presente em reunião com a Associação Comercial de São Paulo, outros parlamentares no evento defenderam que a pauta avance até setembro.

Atualmente, o Brasil adota o sistema proporcional para eleições legislativas, em que os votos são convertidos em cadeiras conforme a votação dos partidos. Já o projeto em tramitação desde 2017 na Câmara propõe um modelo híbrido: metade das vagas continuariam proporcionais, enquanto a outra metade seria preenchida por um sistema majoritário distrital, em que cada distrito elege um representante diretamente.

Segundo os deputados Antônio Brito (PSD-BA) e Danilo Forte (União-CE), o modelo traria mais proximidade entre eleitores e representantes e permitiria melhor governança, além de contribuir para a redução da fragmentação partidária.

Reforma administrativa: foco em leis ordinárias

Além da reforma política, Hugo Motta também reiterou o compromisso com o avanço da reforma administrativa, que busca modernizar o serviço público, reduzir despesas e corrigir distorções salariais.

O presidente da Câmara descartou a necessidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tratar do tema, indicando que normas infraconstitucionais — como leis ordinárias e complementares — podem viabilizar mudanças estruturais.

Motta criticou os chamados “supersalários” pagos a servidores públicos em diversas esferas do Estado, chamando-os de “indefensáveis”. Segundo ele, a máquina pública atual é arcaica e onerosa, e é preciso repensar sua estrutura para garantir um Estado mais eficiente e compatível com a realidade fiscal do país.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita