O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por decisão judicial por 180 dias nesta quinta-feira (6), em meio à segunda fase da Operação Copia e Cola da Polícia Federal (PF), que investiga irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde do município.
O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumiu interinamente a gestão da prefeitura.
Prefeito tiktoker
Conhecido como prefeito “tiktoker” por viralizar com vídeos curtos nas redes sociais, Manga foi afastado a pedido da PF, que cumpriu mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas, na operação que apura suspeitas de fraude, lavagem de dinheiro e favorecimento ilícito envolvendo organização social na gestão de unidades de saúde.
A Justiça também determinou o sequestro de bens no valor aproximado de R$ 6,5 milhões.
Manga, que estava com agenda em Brasília, comentou o afastamento nas redes sociais, sugerindo motivação política para a decisão. Ele afirmou: “Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito […] O que a gente ouve de bastidores é que estão tentando tirar do jogo quem ameaça candidaturas. Eu não vou desistir de Sorocaba nem do Brasil”.
Manga vinha aparecendo em pesquisas para as eleições de 2026 para o governo de São Paulo, sem percentual para um eventual segundo turno.

