19.5 C
Brasília

Plenário da Câmara aprova reajuste salarial parcelado para servidores do Judiciário

Aumento total de 24% será parcelado em três etapas, começando em julho de 2026

Data:

Nesta terça-feira (4), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que reajusta o salário de servidores do Judiciário (PL 4.750/2025). O texto estabelece reajuste escalonado em três parcelas anuais, sucessivas e cumulativas, de 8% cada, com vigência a partir de 1º de julho de 2026, 1º de julho de 2027 e 1º de julho de 2028, respectivamente. A matéria segue para o Senado Federal.

O projeto é de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi subscrito pelos demais Tribunais Superiores. Os cargos mencionados são aqueles efetivos, em comissão e das funções comissionadas. Assim, o reajuste não alcança magistrados ou ministros.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A previsão é que as despesas correrão por contas próprias dos tribunais. Segundo o relatório, o Poder Judiciário da União possui capacidade orçamentária para implementar a proposta nos exercícios de 2026, 2027 e 2028.

“O projeto, portanto, corrige parcialmente a defasagem inflacionária que vem corroendo o poder aquisitivo dos servidores do Judiciário da União, cujas remunerações, ainda que estáveis em termos nominais, perderam substancialmente em termos reais. Tal defasagem repercute diretamente na evasão de profissionais qualificados”, argumentou o relator deputado Rafael Prudente (MDB-DF).

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita