26.6 C
Brasília

PEC da Segurança Pública: Lula busca ajustes e maior participação na segurança dos estados

Presidente destaca compromisso com a reestruturação do sistema de segurança e maior integração entre União, estados e municípios

Data:

O presidente Lula (PT) afirmou nessa quinta-feira (20), em entrevista à Rádio Tupi FM, que o governo pretende reajustar a PEC da Segurança Pública com base nas considerações apresentadas pelos governadores na reunião realizada no ano passado. A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional para apreciação, assim que as modificações forem concluídas.

Reestruturação da segurança pública

Segundo Lula, a PEC da Segurança Pública permitirá uma definição mais clara das responsabilidades de cada ente federativo na gestão da segurança. “Queremos reestruturar todo o sistema de segurança do país”, declarou o presidente, reforçando o compromisso do seu governo em ter uma participação mais ativa na segurança dos estados.

O objetivo do governo é garantir maior integração entre União, estados e municípios, alinhando as estratégias para combater a criminalidade de forma mais eficaz.

Entenda a PEC da Segurança Pública

Em 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) elaborou a PEC da Segurança Pública com o objetivo de conferir status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado em 2018 por lei ordinária.

A proposta estabelece que a União tenha a responsabilidade de definir diretrizes gerais de política de segurança pública e defesa social, ampliando a autonomia do governo federal. Além disso, a PEC atualiza as competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fortalecendo assim suas atribuições no combate ao crime organizado e às infrações de competência federal.

Autores

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Primeira Turma avalia denúncias contra ex-presidente e sete ex-auxiliares por tentativa de golpe de Estado

Portugueses vencem o leilão de PPP para construir o túnel Santos-Guarujá

Consórcio luso-chinês assume PPP por 30 anos, com investimento de R$ 6,8 bi e previsão de entrega do túnel em 2031

Projeto propõe controle do Congresso sobre venda de mineradoras a estrangeiros

Deputado Nicoletti propõe controle rigoroso sobre compra de mineradoras por estrangeiros