21.5 C
Brasília

PEC da reeleição: entenda as novas regras para mandatos no Executivo e no Legislativo

Proposta avança para plenário e prevê unificação das eleições a partir de 2034

Data:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na última quarta-feira (21), a proposta de emenda à Constituição (PEC 12/22) que altera as regras de reeleição para cargos do Poder Executivo, como presidente, governadores e prefeitos. O texto estabelece o fim da reeleição e amplia o tempo de mandato para cinco anos. Após o período de transição, a mudança começa a valer completamente apenas em 2034.

Histórico da reeleição

A Constituição de 1988 não previa a possibilidade de reeleição para cargos do Poder Executivo. A mudança veio em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando foi aprovada uma emenda que permitiu a reeleição para presidente, governadores e prefeitos. Desde então, a disputa por um segundo mandato consecutivo se tornou comum na política brasileira.

Agora, quase três décadas depois, o Congresso discute uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda novamente as regras do jogo. A proposta acaba com a reeleição para cargos do Executivo e amplia o tempo de mandato de quatro para cinco anos. Se aprovada, a nova regra começa a valer a partir das eleições municipais de 2028 e das eleições nacionais de 2030.

O que muda?

A PEC determina que quem ocupa cargo no Poder Executivo, como presidente, governador ou prefeito, não poderá se candidatar à reeleição consecutiva, mesmo que se afaste do cargo antes do fim do mandato. Em compensação, os mandatos passam a ter duração de cinco anos, em vez dos atuais quatro.

Já os cargos do Legislativo, como deputados federais, estaduais, distritais, vereadores e senadores, continuam com a possibilidade de reeleição. No entanto, a duração dos mandatos também será ampliada para cinco anos. Atualmente, esses mandatos duram quatro anos, com exceção dos senadores, que cumprem oito anos.

Ano da Eleição Duração do Mandato Fim do Mandato Pode Reeleger?
2026 4 anos 2030 Sim 1
2030 4 anos 2034 Sim, se for o primeiro mandato 2
2034 5 anos 2039 Não

1 A regra da reeleição não se aplica a deputados.
2 Apenas para presidentes e governadores em seu primeiro mandato.

Por que a mudança?

Entre os principais argumentos dos defensores da PEC está a promessa de redução de gastos públicos, além de mais organização e clareza no processo eleitoral. Parlamentares afirmam que quatro anos é pouco tempo para a implementação de políticas públicas e que a possibilidade de reeleição tem distorcido a competição democrática.

Dados das eleições de 2024 mostram que a taxa de reeleição foi a maior da história. O número de prefeitos reeleitos chegou a 2.461, o que representa 82% de sucesso entre os 3.006 candidatos que tentaram um segundo mandato.

O que vale para 2026?

Vista para o Congresso Nacional
Foto: Agência Senado

As novas regras não valem para as eleições de 2026. Portanto, o presidente Lula (PT), caso deseje, poderá concorrer à reeleição, assim como governadores e prefeitos que estão em seu primeiro mandato. A regra começa a ser aplicada a partir das eleições municipais de 2028 e das eleições nacionais de 2030.

E o Senado?

A proposta também acaba com o sistema atual de renovação alternada no Senado. Hoje, os mandatos de senador duram oito anos, com eleições a cada quatro anos. Hoje, em um pleito são renovadas duas das três cadeiras por estado, no seguinte, apenas uma. Pela nova regra, todas as 81 cadeiras serão disputadas a cada cinco anos.

Proporção Eleita Ano da Eleição Fim do Mandato Duração
1/3 dos senadores 2022 2030 8 anos
2/3 dos senadores 2026 2034 8 anos
1/3 dos senadores 2030 2039 9 anos
2/3 dos senadores 2034 2039 5 anos
Totalidade (3 senadores) 2039 2044 5 anos

Próximos passos

Após a aprovação na CCJ, a PEC agora segue para votação no plenário do Senado. A expectativa é que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), coloque a proposta na pauta já na próxima semana. Para ser aprovada, são necessários 49 votos favoráveis em dois turnos.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Projeto propõe controle do Congresso sobre venda de mineradoras a estrangeiros

Deputado Nicoletti propõe controle rigoroso sobre compra de mineradoras por estrangeiros

Como será a semana – 07/9 a 12/9

O julgamento de Bolsonaro termina na sexta-feira, 12

Ministério da Integração lança atlas de PPPs sobre manejo de resíduos sólidos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional lançou,...