O instituto Paraná divulgou hoje (7) uma pesquisa de avaliação dos governos Lula (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) na cidade de São Paulo (SP). A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, o presidente Lula (PT) é avaliado negativamente (ruim/péssimo) por 44,6% dos paulistanos. A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, registra 28%. O índice regular é de 25,8%. De acordo com o instituto Paraná, a desaprovação é de 55,1%. A aprovação contabiliza 41,9%.
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é avaliado positivamente (ótimo/bom) por 45% dos entrevistados. A avaliação negativa (ruim/péssimo) é 23%. O índice regular registra 29,1%. A aprovação de Tarcísio é de 62,4%. Já a desaprovação, 32,3%.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) é avaliado positivamente (ótimo/bom) por 46,9%. Por outro lado, a avaliação negativa (ruim/péssimo) atinge 24,5%. O índice regular registra 27%. A aprovação é de 62,2% e a desaprovação, 34,3%.
Conforme podemos observar, Tarcísio e Nunes são bem avaliados pelos paulistanos, enquanto em relação a Lula prevalece a desaprovação. Tais números sugerem que Lula poderá ter dificuldades em 2026 na capital paulista. Vale recordar que, no pleito de 2022, Lula derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em SP, resultado que teve grande peso naquela vitória.
Interessante observar que Tarcísio de Freitas ganhou capital político em SP, já que na eleição de 2022 ele havia sido derrotado na capital paulista pelo hoje ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).