O instituto AtlasIntel divulgou hoje (2) uma pesquisa de intenção de voto sobre as eleições de 2026 no Rio de Janeiro (RJ). O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que para ser candidato a governador tem que renunciar ao cargo até abril do próximo ano, lidera os cenários estimulados, sendo o favorito na pesquisa. Na disputa pelo Senado, Flávio Bolsonaro (PL), que pode tentar um novo mandato, é o favorito para uma das vagas. Quanto à eleição presidencial no RJ, temos um empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos).
ㅤ
ㅤ
No primeiro cenário, Eduardo Paes lidera com 43,9% das intenções de voto. O presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), é o segundo colocado com 12,4%. O ex-secretário estadual dos Transportes, Washington Reis (MDB), que está inelegível, registra 9,8%. A vereadora Mônica Benício (PSOL) atinge 6,6%. Outros nomes atingem 16,4%. Brancos, nulos e indecisos somam 10,9%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
ㅤ
No segundo cenário, Paes lidera com 40%. O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 32,8%. O ex-prefeito de Maricá (RJ) Fabiano Horta (PT) soma 5,6%. Rodrigo Bacellar aparece com 5,2%. Washington Reis tem 4%. Mônica Benício atinge 3,6%. O ex-governador Wilson Witzel (PSDB) atinge 0,6%. Outros nomes somam 3,1%. Brancos, nulos e indecisos somam 5%.
ㅤ
Para a eleição ao Senado foram testados dois cenários. Na primeira simulação, Flávio Bolsonaro lidera com 22,6%. A deputada federal Benedita da Silva (PT) registra 17%. O ex-deputado Alessandro Molon (PSB) soma 16,1%. O senador Carlos Portinho (PL) atinge 14,1%. A ex-deputada Clarissa Garotinho (Republicanos) tem 4,1%. O deputado federal Otoni de Paula (MDB) soma 2,2%. Outros nomes contabilizam 11,4%. Brancos, nulos e indecisos somam 19,6%.
ㅤ
No segundo cenário estimulado, Flávio Bolsonaro lidera com 23,1%. Benedita registra 17,2%. Molon soma 16,5%. O governador Cláudio Castro (PL) aparece com 12,4%. O ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) atinge 2,5%. Otoni de Paula aparece com 1,7%. Outros nomes somam 12,2%. Brancos, nulos e indecisos atingem 14,4%.
ㅤ
Sobre a eleição ao Palácio do Planalto no RJ, Lula divide a liderança com Tarcísio de Freitas. Lula aparece com 35% das intenções de voto. Tarcísio registra 33,5%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 8,4%. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registra 3%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 2,9%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), tem 2,5%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), soma 2,1%. Outros nomes atingem 9%. Brancos, nulos e indecisos contabilizam 3,2%.
ㅤ
De acordo com o AtlasIntel, o presidente Lula é desaprovado por 57% dos eleitores no RJ. A aprovação do presidente é de 39%. O governador Cláudio Castro é desaprovado por 64% e aprovado por 29%.
ㅤ
Segundo o Atlas, 73,9% dos eleitores querem que o próximo governador seja “alguém que faça uma gestão diferente da atual”. Apenas 23,7% preferem “alguém que dê continuidade à gestão atual”. Esses números combinado com a desaprovação de Cláudio Castro indica que o governador terá dificuldades para eleger o sucessor, o que beneficia Eduardo Paes, o nome mais forte da oposição.