A pesquisa divulgada hoje (1º) pelo instituto Paraná sobre as eleições de 2026 no Rio de Janeiro (RJ) mostra o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), como favorito. Paes, que lidera os três cenários estimulados, têm percentuais de intenção de voto para vencer em primeiro turno.
ㅤ
Na primeira simulação, Eduardo Paes lidera com 54,8% das intenções de voto. O ex-secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana Washington Reis (MDB), que está inelegível hoje, é o segundo colocado com 10,6%. O presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), aparece com 7,8%.
ㅤ
Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Reis e Bacelar estão tecnicamente empatados na vice-liderança. A vereadora Mônica Benício (PSOL) registra 4,4%. Italo Marsili (Sem partido) aparece com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 21,5%.
ㅤ
ㅤ
Na segunda simulação, Paes lidera com 56,8% das intenções de voto. Na sequência aparecem Reis (13,3%); Monica (5,2%) e Italo (1,3%). Brancos, nulos e indecisos somam 23,4%.
ㅤ
Na terceira simulação, Eduardo Paes lidera com 50,6%. O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 30,5%. Monica Benício contabiliza 5,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 13,5%.
ㅤ
De acordo com o instituto Paraná, o governo Cláudio Castro (PL) é avaliado negativamente (ruim/péssimo) por 37,2%. A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, é de 23,3%. O índice regular soma 37%. Segundo a pesquisa, 49,4% do eleitorado desaprova Castro. 45,6% aprovam o governador.
ㅤ
Neste momento, Eduardo Paes é o favorito e pode vencer a disputa pelo Palácio Guanabara em primeiro turno. No entanto, a tendência é que a disputa no Rio tenha dois turnos, já que os índices de aprovação de Claudio Castro sugerem que seu candidato, que é Rodrigo Bacellar, tende a crescer. Mesmo que tenhamos dois turnos, o favoritismo segue com Paes.