17.5 C
Brasília

Paes lidera cenários de 2026 no Rio, aponta o Instituto Paraná

Levantamento mostra prefeito com vantagem para vencer em primeiro turno

Data:

A pesquisa divulgada hoje (1º) pelo instituto Paraná sobre as eleições de 2026 no Rio de Janeiro (RJ) mostra o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), como favorito. Paes, que lidera os três cenários estimulados, têm percentuais de intenção de voto para vencer em primeiro turno.
Na primeira simulação, Eduardo Paes lidera com 54,8% das intenções de voto. O ex-secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana Washington Reis (MDB), que está inelegível hoje, é o segundo colocado com 10,6%. O presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), aparece com 7,8%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Reis e Bacelar estão tecnicamente empatados na vice-liderança.  A vereadora Mônica Benício (PSOL) registra 4,4%. Italo Marsili (Sem partido) aparece com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 21,5%.
Na segunda simulação, Paes lidera com 56,8% das intenções de voto. Na sequência aparecem Reis (13,3%); Monica (5,2%) e Italo (1,3%). Brancos, nulos e indecisos somam 23,4%.
Na terceira simulação, Eduardo Paes lidera com 50,6%. O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 30,5%. Monica Benício contabiliza 5,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 13,5%.
De acordo com o instituto Paraná, o governo Cláudio Castro (PL) é avaliado negativamente (ruim/péssimo) por 37,2%. A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, é de 23,3%. O índice regular soma 37%. Segundo a pesquisa, 49,4% do eleitorado desaprova Castro. 45,6% aprovam o governador.
Neste momento, Eduardo Paes é o favorito e pode vencer a disputa pelo Palácio Guanabara em primeiro turno. No entanto, a tendência é que a disputa no Rio tenha dois turnos, já que os índices de aprovação de Claudio Castro sugerem que seu candidato, que é Rodrigo Bacellar, tende a crescer. Mesmo que tenhamos dois turnos, o favoritismo segue com Paes.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Governo prioriza corte de gastos e revisão de benefícios tributários pode ser votado em novembro

Projetos visam cortar em 10% incentivos fiscais para equilíbrio orçamentário

STF atinge maioria pela constitucionalidade da indicação de parentes em cargos políticos

Decisão proíbe nepotismo cruzado e restringe indicações no primeiro escalão do Executivo

Análise: Eduardo Paes pode ganhar por W.O. e fortalecer Lula no RJ

Desalinhamento da direita no Estado do Rio de Janeiro vem fortalecendo a sensação que Eduardo Paes, prefeito da capital, concorre contra si mesmo