28.5 C
Brasília

Orçamento de 2025 precisará de ajustes para incluir programas sociais e reajuste salarial, diz relator

Relator da LOA destaca necessidade de reajuste para servidores e reforço em programas sociais

Data:

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que o Orçamento da União de 2025 precisa de ajustes antes de sua aprovação. Entre as prioridades estão a viabilização do reajuste salarial dos servidores públicos e a destinação de recursos para programas sociais como Vale-Gás e Pé-de-Meia. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Senado.

Como relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), Coronel explicou que o atraso na votação do Orçamento — que deveria ter ocorrido ainda em 2024 — ocorreu devido a ajustes fiscais necessários após a mudança no salário mínimo e a inclusão de novos programas do governo federal.

“O governo enviou o Orçamento em agosto, mas estava defasado: o salário mínimo era um valor, e em dezembro foi alterado, então precisamos corrigir”, justificou o senador.

Ele garantiu que qualquer despesa que sofra atraso será paga retroativamente, evitando prejuízos aos beneficiários e servidores. Vale lembrar que, enquanto a LOA 2025 não for aprovada, o governo federal só pode executar gastos essenciais ou obrigatórios.

A expectativa é que o Orçamento da União de 2025 seja votado até meados de março. A tramitação do texto no Congresso será fundamental para definir o impacto fiscal das medidas propostas e garantir a alocação eficiente dos recursos públicos.

Autores

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Fazenda e Senado avaliam projeto para compensar possível perda de arrecadação

Renan Calheiros discute ajustes para evitar retorno do texto à Câmara e negociar impacto fiscal

BNDES libera crédito de R$ 5,3 bilhões por meio do Plano Brasil Soberano

Banco realizou 371 operações e atende demanda estimada em R$ 14,5 bilhões no setor produtivo

STF analisará recurso de Bolsonaro em plenário virtual em novembro

Primeira Turma analisará embargos de declaração que pedem revisão da pena e questionam condições do processo