12.5 C
Brasília

Oposição ocupa plenários do Congresso e paralisa indicações às agências reguladoras

Tensão política impede sabatinas na Comissão de Infraestrutura

Data:

Em meio à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado não deve convocar a sessão para analisar as indicações do governo às agências reguladoras, em meio a um cenário de obstrução declarado pelo presidente do colegiado, senador Marcos Rogério (PL-RO), vice-líder da oposição. Diferente de outras comissões, não houve indicação dos relatores. A comissão analisa as indicações para a ANEEL, ANP, Antaq, Anac e ANTT.

“Sem condições de votar”, disse Rogério à Arko Advice

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse a lideranças ouvidas pela Arko que buscaria solução e entrou em contato com lideranças, mas Marcos Rogério negou ter sido procurado diretamente. A obstrução impede o andamento de indicações, o que pode afetar o funcionamento das agências reguladoras justamente quando enfrentam cortes orçamentários e ampliam desafios operacionais.

Oposição ocupa plenários

Além do bloqueio nas comissões, a oposição promove neste momento uma ocupação física das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, numa estratégia para evitar a realização de sessões deliberativas. O movimento tem como alvo direto os presidentes das Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre, criticados por não avançar em pautas sensíveis à direita, como a anistia aos presos do 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Como a Arko Advice publicou mais cedo, na Câmara, o vice-presidente Altineu Cortês (PL-RJ) afirmou que pautará a anistia caso Motta se ausente. Questionado se a ação poderia ser compreendida por Motta como uma traição, uma liderança oposicionista disse à Arko que a ausência de Motta após a prisão de Bolsonaro é justificativa suficiente para a ação.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço