Em meio à
prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado não deve convocar a sessão para analisar as indicações do governo às agências reguladoras, em meio a um cenário de obstrução declarado pelo presidente do colegiado, senador Marcos Rogério (PL-RO), vice-líder da oposição. Diferente de outras comissões, não houve indicação dos relatores. A comissão analisa as indicações para a ANEEL, ANP, Antaq, Anac e ANTT.
“Sem condições de votar”, disse Rogério à Arko Advice
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse a lideranças ouvidas pela Arko que buscaria solução e entrou em contato com lideranças, mas Marcos Rogério negou ter sido procurado diretamente. A obstrução impede o andamento de indicações, o que pode afetar o funcionamento das agências reguladoras justamente quando enfrentam cortes orçamentários e ampliam desafios operacionais.
ㅤ
Oposição ocupa plenários
Além do bloqueio nas comissões, a oposição promove neste momento uma ocupação física das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, numa estratégia para evitar a realização de sessões deliberativas. O movimento tem como alvo direto os presidentes das Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre, criticados por não avançar em pautas sensíveis à direita, como a anistia aos presos do 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Como a Arko Advice publicou mais cedo, na Câmara, o vice-presidente Altineu Cortês (PL-RJ) afirmou que pautará a anistia caso Motta se ausente. Questionado se a ação poderia ser compreendida por Motta como uma traição, uma liderança oposicionista disse à Arko que a ausência de Motta após a prisão de Bolsonaro é justificativa suficiente para a ação.
-
Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.
Ver todos os posts
-
Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.
Ver todos os posts