O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado Zucco (PL-RS), afirmou que levou ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta terça-feira (27), o pleito de realização de uma audiência pública, em Plenário, para analisar a liberdade de expressão nas redes sociais. A ideia é que grandes big techs, como a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), sejam convidadas para falar sobre o assunto em uma sessão nesta quinta-feira (29). Segundo o deputado, Motta entendeu o assunto, e pediu que fosse encaminhado o requerimento com o pedido da criação da comissão.
CPMI do INSS
O líder também informou que a bancada deseja que o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) – autor do requerimento de criação da CPI do INSS na Câmara – seja presidente ou relator da CPMI do INSS, prevista para ser instalada em junho no Senado.
Segundo o líder, Motta está ciente da demanda e se comprometeu a conversar com o coronel sobre o assunto. Outra demanda apresentada pela oposição foi a necessidade de que a constituição da CPMI seja proporcional.
PL da Anistia
O líder da oposição também afirmou que Motta se comprometeu a trabalhar, em conjunto com o Senado Federal, em um texto alternativo sobre a anistia dos presos pelo 8 de janeiro. “O presidente falou que está em diálogo permanente com senador [Davi] Alcolumbre e com lideranças, e em breve teremos um texto construído para ser votado”, afirmou.
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Motta levará para a reunião de líderes desta quinta-feira (29) o requerimento de urgência do projeto que susta o decreto que aumenta o IOF (PDL 214/25), de autoria do líder da oposição, Zucco (PL-RS). Segundo o deputado, Motta está bastante incomodado com essa medida do governo e outros líderes partidários o procuraram dispostos a assinar o pedido. Se aprovado, há possibilidade do PDL ser apreciado pelos deputados na próxima segunda-feira (2).

