20.5 C
Brasília

Novo presidente do PT defende unificação do partido e reeleição de Lula

Novo líder petista destaca transição energética, urgência climática e fortalecimento da comunicação como prioridades

Data:

Edinho Silva, o novo presidente nacional do PT, disse em seu discurso de posse que irá trabalhar para unificar o partido, e que tem como objetivo reeleger o presidente Lula (PT). O anuncio foi feito durante coletiva a jornalistas, no início da noite desta segunda-feira (7).

Ele ainda afirmou que vai trabalhar para o partido ser reconhecido por pautas como a transição energética e a urgência climática. O novo chefe da legenda ainda disse que irá trabalhar para aprimorar a política de comunicação do PT.

Edinho era o candidato favorito de Lula e o mais cotado para vencer as eleições, já que representa a corrente majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Processo eleitoral

O PT realizou nesse domingo (6) o chamado Processo de Eleições Diretas (PED), que escolheu os novos dirigentes do partido nos níveis nacional, estadual e municipal. Porém, houve um entrave no estado de Minas Gerais com a indefinição sobre o pleito no diretório, que havia sido judicializado. Nessa terça-feira (8) haverá uma reunião para decidir o futuro da disputa no estado mineiro.

Visando 2026, o novo chefe do partido avaliou que irá focar em temas como segurança pública e recuperar bandeiras históricas da legenda como a importância da democracia, inteligência artificial, orçamento participativo, carga horária, tarifa zero e um estado forte.

Perfil de Edinho Silva

Edinho irá assumir o cargo pela segunda vez, já que em 2009 ele foi eleito presidente do partido pela primeira vez. O novo chefe da legenda também já foi deputado estadual por São Paulo de 2011 a 2015 e coordenou a campanha presidencial de Lula em 2022.

Por quatro mandatos atuou como prefeito de Araraquara e exerceu o cargo máximo na Secretaria de Comunicação Social no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

O novo presidente do PT é graduado em Ciências Sociais pela Unesp (Universidade Estadual Paulista de Araraquara), com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Silva terá um mandato de quatro anos, e será responsável por conduzir o partido durante o ciclo eleitoral de 2026, que incluirá disputas para os governos estaduais, Senado, Câmara e Presidência da República.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço