O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta terça-feira (25) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, após reunião no Palácio do Planalto. Em seu lugar, assumirá Alexandre Padilha (PT), que atualmente ocupa a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
A decisão faz parte de um movimento mais amplo de ajustes no governo, e marca o início da reforma ministerial. A mudança foi oficializada pelo Planalto por meio de uma nota, na qual Lula agradeceu a Nísia pelo trabalho e dedicação.
Mudanças
A posse de Padilha está marcada para 6 de março, logo após o Carnaval. O novo titular da Saúde já comandou a pasta entre 2011 e 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT).
A troca também reduz, pelo menos por enquanto, a presença feminina na Esplanada dos Ministérios, que agora conta com nove ministras entre os 38 ministérios do governo Lula.
Fontes do Planalto indicam que Nísia pode ser remanejada para outra função, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os possíveis destinos. Ex-presidente da Fiocruz, a agora ex-ministra estava no cargo desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023.