O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), participa de eventos sobre finanças ambientais na próxima semana em São Paulo. Na segunda-feira (3), ele se reúne com a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, para tratar sobre a agenda de finanças climáticas brasileira e do bloco no contexto da COP30 e do acordo Mercosul-UE.
A reunião também tem caráter preparatório para um diálogo com representantes do setor privado e de filantropias que ocorrerá em seguida. A ideia é que sejam abordados temas como a Coalizão Aberta para Integração dos Mercados de Carbono, além de instrumentos financeiros lançados pelo Brasil, como o EcoInvest. Além disso, o ministro também participa de dois eventos da Bloomberg, que possibilitarão a interação com investidores que estão no Brasil para a COP 30.
Na terça (4), o ministro participa de uma café da manhã privado com atores da sociedade civil e do setor privado brasileiro, buscando mobilizar atores empresariais em torno do TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre). Até o momento, o Fundo conta apenas com investimento de US$ 1 bilhão da parte brasileira. Assim, a ideia é debater estratégias para o desenvolvimento do Fundo depois do lançamento na conferência em novembro.
Na quinta (6), Haddad participa de eventos sobre o TFFF e da Cúpula de Líderes em Belém, evento preparatório para a COP 30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro. Há disposição do ministro e da equipe em comparecer à conferencia, no entanto, a participação de Haddad ainda não está confirmada.

