A cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi adiada para o dia 10 de março. Inicialmente prevista para o dia 6, a data foi alterada para evitar o esvaziamento do evento, já que iria acontecer logo após o feriado de Carnaval.
O anúncio da mudança no comando da pasta foi feito nesta quarta-feira (26). Padilha assumirá o cargo no lugar de Nísia Trindade, que esteve à frente do ministério por dois anos. Nísia foi exonerada nesta quarta-feira (27), após decisão do presidente Lula. Em nota oficial, o presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação ao longo de sua gestão. Segundo Nísia, a decisão foi motivada pelo desejo do presidente de promover uma mudança de perfil na condução da pasta.
Histórico
Alexandre Padilha (PT) é médico e tem uma trajetória consolidada na saúde pública. Foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014, além de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais de 2009 a 2010. Também exerceu mandato como deputado federal por São Paulo. Durante sua gestão no Ministério da Saúde, teve atuação destacada na implementação do programa Mais Médicos.
Até o momento, Padilha ocupava o cargo de ministro das Relações Institucionais. Para o posto, foi anunciada hoje a escolha da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR)

