24.5 C
Brasília

MP que limita subsídios na CDE pode ser votada a 10 dias do fim do prazo, projeta relator

Medida substitui térmicas por hidrelétricas

Data:

O relator da MP que limita subsídios na CDE (MP 1.304/25), senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou à imprensa que pretende votar o texto na comissão mista, pelo menos, entre 10 e 14 dias antes da perda de validade da medida. Assim, tendo em vista que a MP vence no dia 7 de novembro, a perspectiva é que a votação ocorra nas últimas semanas de outubro.

O texto começou a ser discutido nesta semana na comissão mista, em uma série de audiências públicas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Sobre o texto

A matéria limita o uso da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para a concessão de subsídios. Esse limite será equivalente ao orçamento da conta do ano de 2026. Caso esses recursos sejam insuficientes, a complementação virá do Encargo de Complemento de Recursos, uma espécie de seguro para garantir a funcionalidade do CDE. Este fundo será custeado pelos próprios beneficiários da conta, exceto por aqueles que estão inclusos nos programas sociais Luz para Todos, Cadastro Centralizado de Contribuinte e Tarifa Social.

A MP foi enviada ao Congresso como reação à derrubada dos vetos feitos por Lula (PT) aos “jabutis” inseridos na Lei das Eólicas Offshore (Lei 15.097/25). O texto substitui a obrigatoriedade de contratação de 12,5 GW de térmicas inflexíveis por até 4,9 GW de pequenas centrais hidrelétricas, adquiridos por meio de leilões de forma escalonada. A primeira contratação ocorrerá até março de 2026 e será de até 3 GW, seguidos por outro de 1,9 GW caso haja necessidade apontada pelo setor.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Tendência ao continuísmo nos estados

Levantamento realizado pela Arko Advice, tendo como base pesquisas do...

Aumento do IOF impulsionou pico de arrecadação em setembro

Receita Federal registra crescimento real de 1,43% sobre setembro de 2024, melhor resultado para o mês desde 2000

The Economist destaca o Brasil como exemplo de sucesso na preservação da Amazônia

Editorial ressalta políticas equilibradas do governo Lula para conter desmatamento e proteger terras indígenas