29.5 C
Brasília

Motta apresenta prioridades do semestre, com reforma administrativa, reforma do IR e Lei dos Portos

Presidente da Câmara apresentou lista de projetos-chave pra segunda metade do ano

Data:

Na reunião de líderes desta terça-feira (12), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentou uma lista de projetos que considera prioritários para apreciação ainda neste semestre legislativo.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Entre os destaques estava a reforma administrativa, que foi discutida em grupo de trabalho. O coordenador, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), ficou de apresentar as minutas dos projetos ainda neste mês de agosto, abrindo caminho para que o texto vá para votação do plenário ainda em 2025. A reforma busca reestruturar o funcionamento do serviço público e rever regras sobre carreiras, contratação e gestão administrativa.

Reforma eleitoral

A lista de projetos que Motta quer aprovar neste semestre conta ainda com a reforma eleitoral (PLP 112/21), a depender do texto que for aprovado no Senado.

O projeto enfrenta divergências sobre quarentena para militares que desejam concorrer a cargos políticos e sobre a regra de representação mínima feminina no Legislativo. A expectativa é que, superados os impasses, o texto retorne à Câmara para análise e possível aprovação.

Demais temas

Também está na pauta a votação do PLP 152/25, que pretende regulamentar o trabalho prestado por motoristas e entregadores que atuam por meio de plataformas digitais. O tema é debatido em comissão especial e envolve questões como direitos trabalhistas, remuneração mínima, seguro e previdência para os trabalhadores do setor.

A lista de prioridades inclui ainda o PL 733/25, que propõe atualizar a legislação que rege o setor portuário brasileiro. A meta do texto é atualizar regras, tornar os processos mais eficientes e atrair novos investimentos privados, ampliando a competitividade dos portos nacionais.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Como será a semana – 07/9 a 12/9

O julgamento de Bolsonaro termina na sexta-feira, 12

Ministério da Integração lança atlas de PPPs sobre manejo de resíduos sólidos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional lançou,...

São Paulo registra salto no número de startups e empresas de inovação

Número de empresas salta de 6 em 2021 para quase 1.900