19.5 C
Brasília

Moraes será o relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF

Redistribuição evita decisões conflitantes; ação questiona limites do Congresso para sustar atos do Executivo

Data:

O ministro Alexandre de Moraes será o relator da ação (ADI 7839) do PSOL no STF para reverter a derrubada pelo Congresso Nacional do decreto do governo Lula que elevava as alíquotas do Imposto sobe Operações Financeiras (IOF).

A redistribuição da relatoria foi determinada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, após o ministro Gilmar Mendes — sorteado inicialmente — apontar conexão direta entre essa ação e outra já sob relatoria de Moraes, movida pelo PL, que questiona a constitucionalidade dos decretos do Executivo sobre o IOF.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Um trecho do documento assinado por Barroso diz que “os Decretos presidenciais sustados pelo Decreto Legislativo ora impugnado foram questionados em ação direta de inconstitucionalidade distribuída a Sua Excelência, sendo certo que existe um ‘mesmo complexo fático e normativo'”.

Partido solicita inconstitucionalidade

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com medida cautelar, o partido solicita que seja declarada a inconstitucionalidade do Decreto Legislativo nº 176/2025, alegando desconformidade com a Constituição Federal, “uma vez que sustou os efeitos do Decreto nº 12.499/2025 sem que houvesse qualquer exorbitância do poder regulamentar por parte do Chefe do Poder Executivo”.

Ou seja, para o PSOL, ao derrubar o decreto sem comprovar abuso, o Congresso teria extrapolado sua competência e violado o princípio da separação dos Poderes.

A defesa do PSOL pediu ainda que a ação seja distribuída por prevenção ao ministro Alexandre de Moraes, que é relator de uma outra ação do Partido Liberal (PL) que pedia a derrubada do decreto do IOF.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita