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Mirando 2026, MDB publica plano político defendendo responsabilidade fiscal, atuação do BNDES e PPPs

Partido defende fortalecimento do centro político, ampliação do crédito, segurança jurídica e sustentabilidade

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O MDB lançou nesta quarta-feira (22) uma espécie de reedição do “Ponte para o Futuro”, manifesto publicado em 2015 e que definiu as balizas de políticas do governo Michel Temer, como a Reforma da Previdência, o Teto de Gastos e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Agora, dez anos depois, o partido divulgou o “Caminhos para o Brasil”, defendendo o fortalecimento do centro político, e uma série de políticas econômicas. Esses pontos devem ser defendidos na negociação de alianças em 2026.

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Veja algumas das medidas defendidas pelo partido:

  • Responsabilidade fiscal: Garantir a responsabilidade fiscal, o cumprimento de metas de resultado primário, reduzir a Selic melhorando os “fundamentos das contas públicas”, e equilíbrio previdenciário.
  • Mercado de crédito: O partido defende que o BNDES deve ampliar o uso de fundos de aval para democratizar o crédito a novos setores (urbanos, serviços, turismo) e a produção rural. O banco também deve apoiar grandes projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em infraestrutura, em conjunto com agências reguladoras.
  • Segurança Institucional e Jurídica: Para garantir a estabilidade e atrair investimentos, o MDB defende o fortalecimento das garantias do Banco Central (BC) e das agências reguladoras. Redução da judicialização da política, estimulando a busca por decisões negociadas entre Executivo e Legislativo.
  • Mineração e logística: O partido defende ancorar a exploração de minerais estratégicos (como terras raras) em critérios de sustentabilidade ambiental e geração de valor agregado no território nacional.
  • Logística: Para o escoamento da produção, defende a integração logística com o Pacífico. O documento fala em criar um sistema de financiamento mais acessível para construção e operação de infraestrutura de armazenamento (silagem) e logística e em ampliar as condições logísticas, incluindo o sistema de “Ferrovias Verdes” nos eixos Centro-Oeste e Oeste-Sul.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

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