Na véspera da sessão conjunta do Congresso que referendou o acordo sobre o pagamento de emendas parlamentares, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), defendeu o uso desses recursos para financiar a qualificação da mão de obra local. A declaração foi feita nesta quarta-feira (13) no programa Bom Dia, Ministro.
Marinho destacou que a estratégia contribui para “fixar o trabalhador”, criando oportunidades e condições de conquista. Ele lembrou que o Brasil historicamente passou por fluxos migratórios internos, com deslocamentos do Norte e Nordeste para o Sul e Sudeste em busca de trabalho. Agora, segundo ele, o governo Lula busca regular esse processo e incentivar o desenvolvimento regional, em parceria com governadores e parlamentares.
O debate ocorre em meio às negociações sobre o novo modelo de distribuição das emendas, após o STF homologar um plano para aumentar a transparência e rastreabilidade desses recursos. Nesta quinta-feira (14), deputados e senadores precisarão alterar uma resolução interna para validar o acordo, em sessão convocada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

