18.5 C
Brasília

Minerais críticos: Relatório deve propor incentivos fiscais para o setor

Deputado Arnaldo Jardim destaca benefícios fiscais, regime aduaneiro e financiamento para setor estratégico

Data:

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou, nesta terça-feira (14), os principais pontos de seu relatório ao projeto de lei dos minerais críticos e estratégicos (PL 2780/24). Segundo ele, o parecer trará a criação de uma série de incentivos fiscais, financeiros, creditícios e regulatórios para as empresas que atuarem no setor.

O texto final só deve ser publicado após sinalização positiva dos líderes da Câmara.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Benefícios fiscais

Arnaldo Jardim deve propor que os benefícios da Lei do Bem (Lei 11.196/2005) sejam estendidos às atividades de pesquisa, lavra ou transformação de minerais críticos ou estratégicos. A lei incentiva atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, deduzindo uma parcela desses investimentos do cálculo do IRPJ e CSLL, e reduzindo pela metade o IPI na aquisição de bens para pesquisa. O relatório também proporá a isenção de IR pelo uso de marca, patente ou licença de tecnologia.

Reidi

Pelo relatório, as atividades de lavra e transformação devem ser incluídas no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), que suspende a incidência de PIS e COFINS sobre aquisições e serviços destinados a projetos de infraestrutura.

Regime aduaneiro especial

A proposta do relator ainda inclui a criação de um regime aduaneiro especial de importação de bens destinados às atividades de pesquisa, lavra e transformação de minerais críticos e estratégicos. Por outro lado, deve ser imposta a obrigatoriedade da aplicação de 0,40% da receita bruta em pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica às empresas que aderirem ao novo programa.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica