A bancada do PL na Câmara dos Deputados seguiu com a obstrução das pautas das comissões e do Plenário nesta quarta-feira (2). Segundo o líder do partido, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a paralisação continuará até que o PL da Anistia seja pautado e tenha andamento no Plenário.
Com 92 deputados, o PL é a maior bancada da Casa, e busca o apoio de outros partidos para ampliar a pressão. Apesar da obstrução, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou à Arko Advice que pretende colocar o projeto em votação, o que pode enfraquecer a estratégia da oposição.
A bancada do agronegócio tentou convencer os opositores a permitir a análise do PL da reciprocidade ambiental e tarifária, que responde às novas tarifas comerciais anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. No entanto, mesmo com a pressão do setor, o PL decidiu manter a obstrução total, impedindo o avanço do projeto.
O que é o PL da Anistia?
O PL 2858/2022 propõe anistia para envolvidos em crimes políticos e eleitorais cometidos após as eleições de 2022. O projeto então beneficiaria os envolvidos nos atos de destruição do 8 de janeiro de 2023 em Brasília, e pode também ajudar o ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições, hoje inelegível até 2030 e réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.
O texto concede ainda anistia para quem ajudou no financiamento, organização ou apoio de qualquer natureza aos atos, além de quem fez publicações de endosso nas redes sociais.

