20.5 C
Brasília

Mesmo com impacto fiscal, Senado aprova aposentadoria especial para agentes comunitários

Governo, que se manifestou contra o projeto, sinaliza veto devido ao custo bilionário para a Previdência

Data:

O Plenário do Senado aprovou nesta terça (24) o projeto de lei que regulamenta a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (PLP 185/24). O projeto, que foi votado a contragosto do governo, prevê aumento de gastos sobre a previdência estimado em R$ 24,72 bilhões em 10 anos.

Em coletiva de imprensa na terça-feira (24), o ministro interino da Fazenda, Dario Durigan, indicou que a matéria deve ser vetada pelo presidente Lula (PT) e pode ser judicializada, em caso de derrubada do veto. O projeto ainda precisa ser votado pela Câmara.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Pelo texto, a aposentadoria especial será assegurada com integralidade e paridade para homens com pelo menos 52 anos e 20 anos de exercício. Para mulheres a idade mínima é de 50 anos. O projeto também prevê requisitos diferenciados para os agentes que contribuíram em outra ocupação, mas passaram menor tempo nessas carreiras específicas. Há ainda a possibilidade de aposentadoria com 15 anos na atividade e mais 10 em outra ocupação. O texto também assegura pensão por morte com os mesmos benefícios e contempla casos de readaptação funcional por motivo de saúde.

O relator, Wellington Fagundes (PL-MT), argumenta que o projeto tem benefícios mais impactantes que o custo. Segundo ele, a atuação preventiva dos agentes evita custos muito grandes para o sistema de saúde.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita