15.5 C
Brasília

Marina pede mais tempo a Hugo Motta para debater licenciamento ambiental na Câmara

Ministra critica texto aprovado no Senado e relata violência política de gênero durante audiência

Data:

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na tarde desta terça-feira (27), para pedir que a Casa debata o tema do licenciamento ambiental com calma. Segundo a ministra, o presidente se comprometeu a ler sobre a matéria e conversar com líderes e representantes dos setores para buscar um acompanhamento adequado, mas não deu prazos.

A chefe da pasta ainda pediu que o projeto leve o “tempo necessário” de tramitação, tendo em vista que, na avaliação dela, o relatório aprovado no Senado Federal não foi debatido o suficiente e apresenta elementos negativos. Ela criticou a diminuição do papel de órgão colegiados como o Ibama, as licenças ambientais dadas por adesão, o desconsiderando com o reconhecimento do impacto ambiental indireto e a simplificação do sistema de concessão do licenciamento.

Audiência pública no Senado

Ainda em fala com a imprensa, a ministra comentou sobre o tratamento recebido na audiência pública do Senado Federal desta terça (27). “Eu me senti agredida fazendo meu trabalho”, contou e acredita que, como mulher, sofre violência política de gênero frequentemente. Na ocasião, senadores direcionaram falas ofensivas a ministra, que se retirou após não receber desculpas.

A discussão começou quando o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a gestão da ministra a frente do ministério, mas não se limitou a isso. O senador Marcos Rogério (PL-RO) pediu para a ministra “se colocar no seu lugar” e cortou o microfone em momentos de fala dela. Por fim, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) – o mesmo que, em março, falou que tinha vontade de “enforcar” a ministra – afirmou que respeitava Marina Silva como mulher, mas não como ministra.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço