A professora Márcia Lopes (PT) assume o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves (PT). A informação foi dada pelo Planalto, nesta segunda-feira (5). De acordo com previsão, a exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, no DOU (Diário Oficial da União).
Biografia de Márcia Lopes
Márcia Lopes é paranaense, tem 67 anos, e já foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre 2004 e 2008. Em 2010 se tornou ministra do MDS, deixando a pasta ao final do segundo mandato de Lula.
A agora ministra é formada em Serviço Social pela Universidade de Londrina, local onde também atuou como professora. Ela também é mestra pela PUC-SP.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi vereadora de Londrina e candidata à prefeitura da cidade.
Márcia é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula que, assim como ela, também faz parte do quadro histórico do PT.
Autores
-
Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.
Ver todos os posts -
Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.
Ver todos os posts