O presidente Lula (PT) relatou ter enfrentado problemas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) durante viagem ao arquipélago do Marajó, no Pará. A fala foi feita em entrevista à TV Liberal, nesta sexta-feira (3). Lula afirmou que a aeronave apresentou falha no motor antes da decolagem.
“Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor, um avião caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando estivesse no ar. E teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que pegasse fogo”, declarou.
Após o incidente, a comitiva presidencial seguiu viagem em uma aeronave. Lula contou que, depois da situação, esteve na Basílica de Nazaré, em Belém, para agradecer.
Agenda
O presidente cumpre agenda no Pará desde quinta-feira (2), a menos de um mês da realização da COP30, que ocorrerá em Belém. O evento internacional reunirá líderes mundiais para debater questões ambientais, mas a capital paraense tem sido alvo de críticas em razão da infraestrutura hoteleira.
Na entrevista, Lula também comentou sobre o Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do estado, marcada para 11 e 12 de outubro. O presidente afirmou que não deverá comparecer este ano devido a compromissos já assumidos. Em 2024, Lula participou do Círio Fluvial, uma das procissões que integram a festividade.

