25.6 C
Brasília

Lula melhora popularidade, mas maioria desaprova o governo e o presidente, aponta o Ipsos-Ipec

Avaliação positiva sobe cinco pontos e negativa cai cinco

Data:

A pesquisa Ipsos-Ipec divulgada hoje (11) aponta que a avaliação negativa (ruim/péssima) do governo Lula (PT) recuou cinco pontos percentuais em relação a junho. Nesse mesmo período, a avaliação positiva (ótimo/bom) cresceu cinco pontos. O índice regular oscilou positivamente dois pontos. Apesar da melhora na avaliação de Lula, o saldo de popularidade é negativo em oito pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA

Avaliação Março (%) Junho (%) Setembro (%)
Ruim/Péssimo 41 43 38
Regular 30 29 31
Ótimo/Bom 27 25 30

*Fonte: Ipsos/Ipec (04 a 08/09)

Segundo o Ipsos-Ipec, a avaliação positiva do governo é maior entre quem declara ter votado em Lula em 2022 (61%); moradores da região Nordeste (46%); os menos escolarizados (40%); quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo (37%) e os católicos (37%).

Por outro lado, a avaliação negativa do governo é maior entre quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (67%); moradores da região Sul (52%); aqueles que têm renda mensal familiar superior a 5 salário mínimos (48%); quem possui renda mensal familiar de mais de 2 a 5 salário mínimos (45%); os evangélicos (46%); e quem se autodeclara branco (44%).

A pesquisa aponta também uma melhora na avaliação sobre a forma como o presidente Lula (PT) administra o país. Em relação a junho, a aprovação cresceu cinco pontos percentuais. Nesse mesmo período, a desaprovação caiu quatro pontos. No entanto, a maioria dos entrevistados seguem desaprovando a forma como Lula administra o Brasil.

APROVAÇÃO DO PRESIDENTE LULA

Avaliação Março (%) Junho (%) Setembro (%)
Desaprova 55 55 51
Aprova 40 39 44

*Fonte: Ipsos/Ipec (04 a 08/09)

Segundo o Ipsos-Ipec, a confiança no presidente Lula (PT) cresceu quatro pontos percentuais em relação a junho. Os que não confiam em Lula oscilaram negativamente dois pontos percentuais. Apesar da oscilação negativa, a maioria dos entrevistados segue sem confiar no presidente.

CONFIANÇA DO PRESIDENTE LULA

Avaliação Março (%) Junho (%) Setembro (%)
Não confia 58 58 56
Confia 40 37 41

*Fonte: Ipsos/Ipec (04 a 08/09)

A melhora na avaliação do governo, da aprovação em Lula e de sua confiança pode ser atribuída a redução do preço dos alimentos somado ao desgaste do bolsonarismo, consequência da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento da trama golpista, e da narrativa construída pelo governo em defesa da soberania em meio à repercussão negativa que o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil na opinião pública.

No entanto, mesmo diante de uma conjuntura política favorável, a maioria dos entrevistados desaprovam o governo, o presidente e dizem não confiar em Lula. Esses números indicam que Lula deverá enfrentar importantes obstáculos na sua campanha à reeleição em 2026.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025