29.5 C
Brasília

Lula lidera disputa pela reeleição em Minas Gerais, aponta o instituto Paraná

Presidente aparece à frente nos dois cenários testados

Data:

A pesquisa divulgada ontem (8) pelo instituto Paraná em Minas Gerais (MG) mostra que o presidente Lula (PT) lidera os dois cenários testados no segundo maior colégio eleitoral do país na corrida pelo Palácio do Planalto.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

No primeiro cenário, Lula lidera com 36,5% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não será candidato, aparece com 31,5%. O governador de MG, Romeu Zema (Novo), tem 14,9%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), contabiliza 3,7%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), registra 2,1%. Brancos, nulos e indecisos somam 10,8%.

No segundo cenário, Lula lidera com 36,6%. Zema atinge 24,1%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), contabiliza 17,9%. Na sequência aparecem Ratinho (4%) e Caiado (2,3%). Brancos, nulos e indecisos somam 14,5%.

Nas simulações de segundo turno, Lula empataria tecnicamente com Tarcísio (42,7% a 41,6%) por conta da margem de erro da pesquisa, que é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O presidente venceria Zema por 47,7% a 39,2%.

Apesar da desaprovação do governo Lula superar a aprovação – 51,8% a 45,2% – o presidente consegue ter um desempenho positivo de MG, que além de ser o segundo estado do país com mais eleitores, têm um peso simbólico importante: desde 1989, quem venceu a eleição no estado se elegeu presidente.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Vendas de veículos automotores alcançam 243,2 mil unidades em setembro

Setor automotivo se destaca com incremento em modelos sustentáveis e reforço nas vendas externas

Análise: Cinco governadores estratégicos

Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, os governadores Tarcísio de...

Análise: O que esperar da sucessão faltando um ano

Faltando um ano para as eleições de 2026, o...

Lula instalará Conselho Nacional de Política Mineral na próxima quinta (16)

Alexandre Silveira destaca foco em sustentabilidade e minerais críticos