O presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), participam nesta quinta-feira (2) da inauguração da creche Afonso Brito, em Breves, na Ilha de Marajó, no Pará.
O equipamento, com as obras iniciadas em 2011 e paralisada por anos, foi retomado junto com mais de 100 obras educacionais da região, financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), informou o Ministério da Educação (MEC).
Após a inauguração, Lula visita a orla de Breves para cerimônia de entrega de outros projetos de educação.
Revitalização urbana para COP30
Em Belém, Lula inspeciona obras estratégicas para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em novembro, visitando o Porto Futuro II, novo complexo cultural e de lazer, com museu, centro gastronômico e Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia.
A estrutura busca integrar sustentabilidade, ciência, inovação e valorização do bioma amazônico, sendo um dos legados do evento internacional. O Museu das Amazônias deve abrigar a exposição “Amazônia” do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que faleceu em maio.
A agenda presidencial inclui ainda, amanhã, na sexta-feira (3), vistorias em obras de drenagem e urbanização, como o Canal da União e o Parque da Cidade — sede dos eventos da COP30. Lula também participa da entrega do Parque Linear da Nova Doca e de anúncios de novos investimentos em infraestrutura urbana antes de retornar a Brasília.

