O presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (23), durante discurso ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, em Jacarta, que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República em 2026. Lula destacou estar “com a mesma energia de quando tinha 30 anos”, reafirmando que seu atual mandato termina no final de 2026, mas está preparado para disputar “outras eleições”.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou.
Esta é a primeira vez que Lula afirma abertamente e sem condicionantes sua intenção de concorrer, encerrando meses de especulação sobre sua participação nas eleições.
Agenda na Indonésia
O anúncio ocorre após assinatura de importantes acordos de cooperação entre Brasil e Indonésia nas áreas de agricultura, mineração, energia, ciência e defesa. Lula enfatizou a relevância estratégica da parceria no contexto Sul Global, e destacou ações conjuntas em defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU e de soluções diplomáticas para conflitos internacionais como o de Gaza.

