A Arko Advice apurou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reunirá com líderes partidários para discutir sobre a reforma administrativa na próxima segunda-feira (24). O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que coordenou o grupo de trabalho sobre o assunto, também participará da reunião.
A ideia é que a reunião permita colher sugestões e apontamentos sobre o texto, para ter um termômetro da aceitação da proposta pela Casa. Com isso, seria construído um cronograma de tramitação da matéria. Segundo fontes, a tramitação da proposta apresentada no final de outubro (PEC 38/25) deve ocorrer através da apensação a um dos projetos da Casa sobre o mesmo assunto.
Vale lembrar que, em menos de um mês, a proposta recebeu 25 pedidos de retirada da assinatura, entre eles, o do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), e do Progressistas, deputado Doutor Luizinho (PP-RJ). A retirada não inviabiliza a PEC, mas mostra dificuldade em manter o apoio à matéria enquanto o período eleitoral se aproxima. Também pediram a retirada: oito deputados do MDB, quatro do PP e do Republicanos, três do Partido Liberal e do União Brasil, um do PSD e outro do Solidariedade.

