18.1 C
Brasília

Indicado ao Ministério das Comunicações recusa o cargo

Pedro Lucas Fernandes era o indicado do União Brasil após Juscelino Filho ser demitido por denúncia de desvio de emendas

Data:

Após quase duas semanas de espera, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), indicado ao Ministério das Comunicações, decidiu recusar o cargo. Em nota oficial divulgada na noite desta terça-feira (22), ele justificou que, no papel de líder partidário do União, pode “dialogar com diferentes forças políticas e construir consensos”, ajudando mais o governo neste cargo do que como ministro.

“Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite. Recebo seu gesto com gratidão e reafirmo minha disposição para o diálogo institucional, sempre em favor do Brasil”, publicou o deputado em nota.

O União Brasil ainda não se posicionou sobre uma nova indicação para assumir a pasta.

A vaga foi aberta já que Juscelino Filho (União-MA) pediu demissão do Ministério das Comunicações, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciá-lo por suspeita de desvio de emendas parlamentares. Se, inicialmente, a queda do ministro causava pouco danos ao Planalto, a recusa passa a representar um constrangimento ao governo.

Nos bastidores, alguns elementos são elencados como sendo a real justificativa para a recusa. Primeiro, há a indisposição da bancada do União de se aproximar do governo Lula sendo que o partido pode acabar alinhado à direita nas próximas eleições.

Porém, uma disputa interna na legenda também pode explicar o constrangimento. O União nasceu pela fusão de dois partidos, os antigos DEM e PSL. Desse modo, o partido é marcado por uma disputa entre as alas provenientes das siglas extintas. Se Pedro Lucas aceitasse o ministério, a liderança do partido na Câmara seria novamente definida por eleição. Assim, a ala de Pedro Lucas e do atual presidente Antônio Rueda temia perder a liderança para o outro grupo, mais oposicionista.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço